sábado, 29 de janeiro de 2011

Alguns Fatos Históricos

Batalha dos Guararapes
As Batalhas dos Guararapes foram duas batalhas travadas entre as tropas invasoras neerlandesas e os defensores luso-brasileiros nos Montes Guararapes, actual município de Jaboatão dos Guararapes, ao Sul do Recife, no Estado de Pernambuco, no Brasil.


Por terem sido vencidas pelos luso-brasileiros destacam-se como episódios decisivos na Insurreição Pernambucana, que culminou no término das Invasões holandesas do Brasil, no século XVII. A assinatura da capitulação deu-se em 1654, no Recife, de onde partiram os últimos navios holandeses em direção à Europa.
A primeira batalha ocorreu em 19 de Abril de 1648, e a segunda em 19 de Fevereiro de 1649.
A primeira Batalha dos Guararapes é simbolicamente considerada a origem do Exército Brasileirodevido a ser o episódio onde de acordo com as correntes historiográficas tradicionais em História do Brasil, esse movimento assinala o início do nacionalismo brasileiro, pois os elementos étnicos brancos, africanos e indígenas fundiram os seus interesses na luta pelo Brasil e não por Portugal. Foi esse movimento que deu à população local a verdadeira compreensão de seu valor, incutindo no povo o espírito de rebeldia contra qualquer tipo de opressão.


6 comentários:

  1. Uma duvida , tem mais fatos ou é só esse mesmo pois eu preciso de mais do que um pois tenho q ter mais fatos históricos importantes para o meu trabalho de geografia que vale nota e se estiver faltando algo é descontado um ponto do trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ,kxcjygkiyfkqu3nytbgvbhdtcbbhgmfcsbvangxdkxbqg2qwewqkfcg442hgi4ilequ2cqg1kh2eqsx3hkc2f3cq3h

      Excluir
    2. me ajudou muito no meu trabalho de geografia da minha escola

      Excluir
  2. fatos históricos, ou apenas um fato histórico ? só vi um.

    ResponderExcluir